Áudio do VAR de polêmico jogo Juventus x Inter ‘sumiu’, diz ex-chefe da federação italiana

O arquivo de áudio do jogo Inter 2×3 Juventus, que praticamente decidiu o campeonato italiano 2017-2018, desapareceu. A denúncia veio por meio de Giuseppe Pecoraro, ex-chefe do Ministério Público da federação italiana de futebol (FIGC), em entrevista ao Il Mattino.

A mais nova bomba do campeonato italiano reacende a temporada que quase deu o scudetto ao Napoli. Em 28 de abril de 2018, a Juve liderava o campeonato a três rodadas do fim, com um ponto à frente do Napoli. A vecchia signora foi a Milão pegar a Inter e venceu por 3×2, após sair na frente, tomar a virada e virar o jogo em seguida.

Dentre as polêmicas daquele dia, a maior fica pela expulsão de Vecino, da Inter, e da não-expulsão de Pjanic, da Juventus, em lances bastante similares.

Agora, anos mais tarde, Pecoraro, que renunciou ao cargo em dezembro de 2019, faz uma revelação que coloca a validade daquela partida em apuros. Em especial para Daniele Orsato, o árbitro do jogo.

Foi a arbitragem de Orsato no jogo Inter x Juventus que me levou a ter tensões com o mundo da arbitragem. Eu expus, assinei com associações, torcedores, organizações sobre o acontecido e, para não me enganar, perguntei ao meu vice se era o caso de abrir um processo ou não.

Acho que não teríamos encontrado evidências de má fé e pedi à Associação de Árbitros da Itália e depois à Liga, apenas para fins informativos, os diálogos de áudio e vídeo entre o VAR e o árbitro do jogo.

Abrimos o arquivo e o único episódio em que não há áudio gravado era o único que importava: aquele entre [o árbitro Daniele] Orsato e o VAR, que falhou ao não expulsar Pjanic.

O motivo? Me disseram que não estava lá e basta. Tenho certeza que não teve malícia, mas fui forçado a prosseguir. No final das contas, eu arquivei. E é por isso que há necessidade de mais transparência.

Giuseppe Pecoraro, ex-chefe do Ministério Público da federação italiana de futebol (FIGC), em entrevista ao Il Mattino.

Relembre abaixo o lance polêmico de de Pjanic, citado por Pecoraro:

Comentários

Comentários