Campeonato italiano 2021-2022: se Salernitana perder inscrição, Benevento pode ser salvo

Salernitana inscrição campeonato italiano 2021-2022
Celebração da Salernitana pelo acesso, mas ainda aguardando inscrição (Reprodução / Instagram Salernitana)

O campeonato italiano 2021-2022 inicia em 22 de agosto, mas ainda não confirmou (de fato) os 20 clubes na disputa. Afinal, a Salernitana não garantiu inscrição na próxima edição na Serie A.

A equipe fechou a Serie B passada na segunda posição, o que lhe deu o direito de subir. Contudo, como a presidência do clube está nas mãos de Claudio Lotito, que também preside a Lazio, o regulamento não permitiria a presença de ambos os times na mesma divisão.

Por isso, a Salernitana passou a procurar meios de “transferir o comando” para uma terceira parte. A primeira tentativa, conforme reporta o blog de Di Marzio, foi rejeitada pela federação italiana.

Agora, portanto, o clube tem até o próximo sábado, 3 de julho, para resolver a pendência burocrática e fazer a inscrição no campeonato italiano Serie A 2021-2022.

E se a Salernitana perder a inscrição?

Caso o clube não cumpra o prazo e obtenha um novo proprietário, a vaga na primeira divisão deverá ser transferida para outro time. Pensando nessa possibilidade, o principal beneficiado deve ser o Benevento.

Comandado por Pippo Inzaghi na temporada passada, o clube acabou rebaixado na 18ª posição. A salvação, porém, aconteceria somente caso a inscrição não fosse feita.

Na segunda hipótese, de caducidade do registro, o regulamento da FIGC passa a tratar a ausência de um time como uma “vaga aberta”. Assim sendo, serão levados em consideração os critérios abaixo para chegar ao nome da squadra:

  • Classificação final do último campeonato (valor 50%)
  • Tradição esportiva da cidade (valor 25%)
  • Número médio de espectadores no estádio da temporada 2014/2015 à temporada 2018/2019 (valor 25%)

Comentários

Comentários