Maiores torcidas da Itália: o estudo completo do campeonato italiano

maiores torcidas da itália
Festa da torcida da Juve (Reprodução / Youtube Juventus)

Qual é a maior torcida da Itália?

A maior torcida da Itália é a da Juventus. A equipe é a maior campeã do campeonato italiano e possui pouco mais de 8 milhões de torcedores no país, mais que a soma dos fãs de Milan e Inter.

O ranking das maiores torcidas da Itália é um dos melhores meios para entender a relação do cidadão italiano com o futebol. Afinal, os números que serão apresentados neste artigo estão diretamente conectados com a evolução do esporte no país, bem como a lista dos grandes campeões e principais rivalidades.

Quando observamos o futebol europeu da ótica brasileira, podemos correr o risco de errar na interpretação ao generalizar todas as torcidas como “frias”. De fato, basta acompanhar qualquer duelo pela Premier League para ter uma experiência um tanto decepcionante. No entanto, a situação das torcidas do campeonato italiano é bem diferente. Ou melhor, mais próxima do que vemos no Brasil.

O futebol em solo italiano começou em 1898, ano da primeira edição do que podemos chamar hoje de Serie A. De lá para cá, o que se viu foram times acompanhando e se misturando com o desenvolvimento de províncias e cidades, acumulando desta forma (e de algumas outras) milhões e milhares de torcedores. A Juventus é o principal exemplo.

Há dois estudos recentes sobre as maiores torcidas da Itália, que foram amplamente divulgados por jornais italianos entre 2021 e 2022. Um deles é o European Football Benchmark, do Statista, cujo acesso é concedido pelo “simples” pagamento de 495 dólares, mas que felizmente acabou detalhado pelo Calcio d’Angolo. A outra pesquisa pertence ao StageUp e Ipsos, cuja análise foi publicada pelo Calcio e Finanza. O número mais aceito é que existam 25,3 milhões de torcedores no futebol italiano.

As maiores torcidas da Itália são:

  1. Juventus – 8,2 milhões
  2. Milan – 4 milhões
  3. Inter – 4 milhões
  4. Napoli – 2,5 milhões
  5. Roma – 1,8 milhões


Instagram campeonato italiano


Maiores torcidas da Itália: por que a Juventus?



Conforme você viaja pelo sul da Itália, é completamente normal ver times inteiros de jovens jogadores com camisas da Juventus, centenas de milhares de milhas de Turim.

A Juventus tem muito mais torcedores longe de Turim do que na própria cidade-natal.

Citação do livro Calcio – A History Of The Italian Football

A Juventus tem a maior torcida da Itália. O clube é o mais amado do país, acompanhado por 8,2 milhões de italianos. 

Há motivos óbvios para esse cenário existir, mas que não explicam tudo. Afinal, estamos falando do maior campeão do calcio. São 36 títulos do campeonato italiano, 14 títulos da Copa Itália e 9 títulos da Supercopa da Itália. Ninguém venceu mais taças nacionais do que os bianconeri.

Outro fator: a vecchia signora venceu todas as edições da Serie A entre 2011 e 2020. É só parar pra pensar que uma geração inteira pode ter sido influenciada (ou renovada) para continuar torcendo pela Juventus. Na Premier League, o salto que o Manchester City deu no ranking de fãs é outra evidência de como as conquistas impulsionam a popularidade.

Mas essa é a parte natural e até óbvia sobre o topo do ranking de maiores torcidas da Itália. Há um segundo porquê da Juve ser a mais querida e o motivo é o movimento socioeconômico italiano ao longo dos anos.

Antes de qualquer coisa, o mapa de rivalidades do campeonato italiano é um meio interessante para começar a entender a questão Norte x Sul. O antagonismo entre as regiões não é exclusivo do futebol, mas acabou apimentado por questões esportivas. No entanto, embora do norte, a Juventus possui torcida nas demais regiões e de maneira dominante em algumas delas, como será mostrado adiante.

No livro Calcio – A History Of The Italian Football, o historiador John Foot traça uma linha do tempo que indica como a Juventus se tornou dona da maior torcida da Itália.

A Juventus foi extremamente vitoriosa conforme o futebol se tornou um esporte nacional. Nos anos 1930, coincidindo com a vitória italiana em casa na Copa do Mundo de 1934, ela venceu 5 campeonatos consecutivos. Isso aconteceu num tempo quando o rádio e a imprensa esportiva começaram a nacionalizar a cobertura do futebol. Nos anos 1960, uma nova e espetacular Juventus se fundiu perfeitamente com uma nova geração de torcedores pós-guerra.

Entre 1951 e 1967, a população de Turim cresceu de 719,300 para 1,124,714. Muitos desses terroni – um termo racista usado pelos nortistas contra os sulistas – já eram, ou em breve seriam, torcedores da Juventus. 

Goffredo Fofi, que escreveu o melhor estudo sobre migração sulista para Turim em 1960, notou que “durante um jogo Juventus x Palermo, havia muitos imigrantes sicilianos cujos filhos, no momento, como todo funcionário da FIAT, apoiavam o time da casa”.

Quando os imigrantes retornavam para casa, para os feriados, casamentos ou funerais, eles levavam a “fé” futebolística consigo. Turim era a Nova York para esses migrantes, e os mitos (riqueza, sucesso, modernidade) eram transferidos – incluindo a Juve – para os migrantes aspirantes que ainda estavam em casa.

Citação do livro Calcio – A History Of The Italian Football


Maiores torcidas da Itália em cada região



Maiores torcidas da Itália - Roma
Mesmo em tempos de pandemia, torcida da Roma montou mosaico no dia do derby (Reprodução / Youtube Roma)

Por mais que as informações destacadas até aqui indiquem e justifiquem a supremacia da Juventus quando o assunto são as maiores torcidas da Itália, ainda há quem se espante com os dados. Sobretudo no sul da Itália.

Pois um estudo encomendado pela federação italiana de futebol foi transformado em um gráfico bem interessante pelo perfil Mappa Italia, que acabou ilustrando perfeitamente o cenário.

A Itália é dividida em 20 regiões. A Juve figura com o maior número de fãs em boa parte do território, mais precisamente em metade do país. O fator surpreendente é que em Turim (a cidade), há mais apoiadores do Torino. Já em Piemonte (a região), assim como em todas as demais regiões do sul, a Juve é dominante.

Outros destaques da divisão territorial ficam pelos representantes regionais, que ao menos localmente foram capazes de “resistir” e fincar suas bandeiras. É o caso da Sampdoria, na Ligúria; a Fiorentina, na Toscana; o Cagliari, na Sardegna; o Napoli, na Campania; a Roma, no Lazio.

Estas são as maiores torcida da Itália em cada região:

  • Veneto: Milan
  • Friuli-Venezia Giulia: Milan
  • Trentino-Alto Adige: Milan
  • Lombardia: Inter
  • Emilia-Romagna: Inter
  • Piemonte: Juventus
  • Puglia: Juventus
  • Sicilia: Juventus
  • Calabria: Juventus
  • Liguria: Sampdoria
  • Marche: Juventus
  • Abruzzo: Juventus
  • Umbria: Juventus
  • Basilicata: Juventus
  • Molise: Juventus
  • Valle d’Aosta: Juventus
  • Sardegna: Cagliari
  • Lazio: Roma
  • Campania: Napoli
  • Toscana: Fiorentina




Maiores torcidas da Itália nas redes sociais



Basta uma rápida navegação pelas redes sociais, sobretudo no Twitter, para encontrar em português do Brasil diversos perfis dedicados aos times italianos. Os nomes são os mais variados: Brescia da Depressão, Pordenone Mil Grau, etc.

Pois foi pensando nessa tendência, que também é observada em outros países e idiomas, que alguns times decidiram investir mais em comunicação para torcedores de fora da Itália. O primeiro passo foi criar perfis nas redes sociais para publicações em cada língua. Clubes como Milan, Juventus, Napoli e Roma já fazem isso há algum tempo.

Mirando o público brasileiro, por exemplo, alguns perfis chegam até a celebrar festas e feriados típicos daqui, como festa junina, dia da independência, entre tantos outros. O resultado, todavia, não muda muito do observado nas maiores torcidas da Itália. 

O FootGoal elaborou uma lista na qual apresenta a somatória de seguidores que todos os times italianos possuem nas principais redes sociais. O que se vê é o mesmo domínio da Juventus (117 milhões de seguidores no total), com alguma proximidade dos rivais quando comparando apenas uma rede social. Na sequência, figuram Milan (48 milhões) e Inter (41 milhões).

Os times italianos com mais seguidores nas redes sociais são:

  1. Juventus: 117,2 milhões de seguidores
  2. Milan: 48,85 seguidores
  3. Inter: 41,37 seguidores
  4. Roma: 17,6 seguidores 
  5. Napoli: 9,96 seguidores
  6. Fiorentina: 4,2 seguidores
  7. Lazio: 2,66 seguidores
  8. Atalanta: 1,84 seguidores
  9. Bologna:  1,43 seguidores
  10. Torino: 1,38 seguidores


Maiores torcidas da Itália: o ranking completo



Maiores torcidas da Itália - Inter
Torcida da Inter preparando mosaico no San Siro (Reprodução / Youtube Inter)

O mesmo perfil Mappa Italia, que publicou a divisão territorial de torcedores, também é a fonte principal para a versão mais atualizada da lista das maiores torcidas da Itália. O ranking foi gerado com informações do estudo da Stageup – Ipsos (2022), FIGC (2022), Google Trends (2022), Demos (2021), La Repubblica (2021, 2018).

O destaque fica pela alternância entre Milan e Inter na segunda posição. Embora o início do artigo tenha citado que “ambos têm 4 milhões de torcedores”, o número mais específico sempre coloca um dos dois clubes a frente do outro. As performances nas temporadas recentes são fatores que influenciam diretamente nas colocações do ranking. Sobretudo pensando que rossonero e nerazzurri venceram as duas últimas edições do campeonato italiano. Nas duas situações, o campeão ocupou a vice posição dos estudos da época.



#TimeTorcedores
1Juventus8.240.000
2Milan4.066.000
3Inter3.978.000
4Napoli2.577.000
5Roma1.856.000
6Fiorentina566.000
7Lazio545.000
8Cagliari471.000
9Torino416.000
10Outros times1.885.000


Comentários

Comentários