Revista Golazzo #1 – a matemática para escapar do rebaixamento no campeonato italiano

REVISTA GOLAZZO - matemática rebaixamento campeonato italiano
REVISTA GOLAZZO - matemática rebaixamento campeonato italiano

Quando o Crotone recebeu, enfrentou e derrubou o Torino em um jogo de 6 gols, com direito a um triunfo sonoro por 4×2, uma fogueira que parecia apagada recebeu sopro e se reascendeu: a do rebaixamento.

Antes da rodada 26 do campeonato italiano 2020-2021 partir, o time siciliano estava completamente atolado na lanterna da competição. Não que depois da vitória ele não esteja. O problema para os demais é que, graças ao novo treinador, Serse Cosmi, o time começou a puxar outros clubes para o lamaçal, ao invés de se afogar solitariamente.

Azar dos campeões italianos Fiorentina, Torino e Cagliari. É bem provável que um deles caia (e retorne) para a Serie B.

O caso do Torino é o mais peculiar. Preocupado com rumo do time granata nas mãos de Marco Giampaolo, o presidente Cairo fez o que fazem os times brasileiros: trocou o treinador e esperou pelo milagre. O santo escolhido para ser rezado foi Davide Nicola. Aos desavisados, o técnico tem no currículo uma salvação histórica justamente do Crotone na temporada 2016-2017. O clube disputava a primeira divisão pela primeira vez e evitou a também primeira queda.

Mas o problema do Torino não é esse. Muito pelo contrário. O time não chegou a melhorar sua performance, mas a pontuação foi suficiente para puxá-lo fora da zona de rebaixamento. Santo Nicola.

Contudo, tem algo que nem mesmo ele conseguiu sequer oferecer respostas: a pandemia. Bem atrás e com grau de importância bem inferior aos problemas sérios causados no mundo, a pandemia tirou o Torino de campo em duas oportunidades. No calendário, foram os jogos contra Sassuolo e Lazio. O primeiro foi adiado. O segundo, não se sabe, mas é bom estar preparado para um WO.

Diante de todos esses acontecimentos, a parte inferior da tabela do campeonato italiano ficou assim:

  • 15º Fiorentina 26 pontos
  • 16º Benevento 26 pontos
  • 17º Cagliari 22 pontos
  • 18º Torino 18 pontos
  • 19º Parma 16 pontos
  • 20º Crotone 15 pontos

Sabendo que ainda restam 11 rodadas e 33 pontos em jogo, a matemática por enquanto é simples. Isto é, até o Crotone ainda possui chances pragmáticas de se manter na Serie A.

Tudo porque, quando olhamos as cinco últimas temporadas, o número mágico da salvação parece ser 38 ou 39 pontos. Dos times listados acima, todos possuem condições matemáticas de chegar lá. Mas “chegar”, é outra história.

Das edições mais recentes do campeonato italiano, a única que o último clube salvo somou menos pontos foi a 2016-2017. O Crotone acumulou apenas 34 pontos e permaneceu na elite.

Os últimos a ocuparem a 17ª posição foram:

  • 2019-2020 – Genoa 39 pontos
  • 2018-2019 – Genoa 38 pontos
  • 2017-2018 – SPAL 38 pontos
  • 2016-2017 – Crotone 34 pontos
  • 2015-2016 – Udinese 39 pontos

No caso do Crotone, será preciso fazer 23 pontos dos próximos 33 em disputa. Parece difícil e loucura. E é. Contudo, é igualmente insano saber que o time siciliano tem 4 vitórias no torneio, DUAS A MAIS que o Parma e UMA A MAIS que o Torino. E ainda assim ocupa a lanterna.

Esse fato, bizarro e verídico, é suficiente para deixar a busca pela salvação completamente aberta.

Comentários

Comentários